Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Roberto Figueiredo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, conhecido como MIS, é uma das opções culturais da Capital Paulista. Inaugurado em 1970, ele é palco de algumas das maiores exposições do Brasil.

Anualmente o museu recebe milhares de visitantes que podem conferir exposições, oficinas, cursos, workshops, além de muitas outras atrações. Inclusive, algumas mostras foram responsáveis por recordes do espaço cultural.

 

A História do Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Fundado em 1970, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo tem o objetivo de registrar tudo o que está ligado a vida contemporânea brasileira. Das artes gráficas até a música, o espaço armazena e preserva expressões culturais que marcaram a história, e que serviram de inspiração para as gerações futuras.

O acervo do espaço é de impressionar qualquer admirador de cultura brasileira. Sem contar que o local apresenta números expressivos que mostram a sua importância, não só para a cidade de São Paulo, mas para o Brasil inteiro e até mesmo o mundo. O acervo conta com:

  • 750 títulos em Super 8 e 16mm;
  • 600 fitas de vídeo, distribuídas por gênero (musical, documentário experimental, ficção entre outros);
  • 200 mil imagens de conteúdo temático e diversificado

 

Ao longo dos anos, o MIS já recebeu uma série de eventos que marcaram a história. A maioria deles traz símbolos que marcaram época, seja pela relevância política, ou por conta da popularidade dentro da Cultura Pop.

Um dos grandes diferenciais do espaço é que ele tem como proposta, além de preservar as expressões culturais, ser acessível para o público. Ele visa justamente permitir que pessoas de todas as classes tenham acesso a essas mostras, para que possam enriquecer a sua bagagem cultural.

Não é à toa que até hoje o ingresso para visitar o local sempre tem um preço acessível, com a possibilidade de meia-entrada.

 

Eventos e Exposições que Marcaram o MIS

É impossível falar do Museu da Imagem e do Som de São Paulo sem citar alguns dos eventos e exposições que marcaram a sua trajetória.

O local já reuniu mostras que trouxeram pessoas de todos os cantos do Brasil, e até mesmo de fora. Entre elas podemos citar:

 

  • Exposição Renato Russo

O ícone musical que marcou uma geração inteira, Renato Russo, que foi líder do grupo Legião Urbana, ganhou uma exposição exclusiva no MIS. Ela reúne uma grande variedade de objetos pessoais do cantor que mostram um pouco da sua história.

Desde manuscritos até letras de músicas, a mostra traz para as novas gerações uma pequena parte do olhar desse artista que transformou o cenário musical brasileiro, com melodias tocantes, e muitas vezes revolucionárias. Ela ainda conta com um espaço dedicado a cartas de fãs que mostram todo o carinho que Renato desperta até hoje.

 

  • O mundo de Tim Burton

O mundo de Tim Burton
A mostra “O mundo de Tim Burton” no Museu da Arte e do Som de São Paulo contou com cerca de 500 peças.

O excêntrico cineasta norte-americano também ganhou uma exposição no MIS, que aliás, foi um verdadeiro sucesso de público.

A mostra “O mundo de Tim Burton” contou com cerca de 500 peças que revelaram um pouco da criatividade desse nome reconhecido em todos os cantos do mundo.

Desde rascunhos de quando ele era criança, até objetos utilizados em filmes. Quem visitou o evento pôde ter uma experiência totalmente diferenciada, onde em apenas alguns minutos, era possível sentir desde medo, até felicidade e melancolia. Mais ou menos o que as obras do artista despertam atualmente.

 

  • Frida Kahlo – Suas Fotos

A pintora mexicana que também é um símbolo da luta feminina por igualdade teve o seu espaço no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

A exposição “Frida Kahlo – Suas Fotos” contou com mais de 250 imagens que mostraram o lado mais íntimo e verdadeiro dessa artista que marcou a história da arte. Elas revelaram pequenos momentos onde não há o grande nome da pintura, mas sim, a mulher simples e alegre que Frida era.

 

  • Castelo Rá-Tim-Bum

Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Mau e seus famosos trava linguás no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Essa com toda a certeza foi uma das mostras mais marcantes deste museu. Não é à toa que ela recebeu o prêmio de “Melhor Exposição de São Paulo” em 2014. Com um recorde de 410 mil visitantes, a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum trouxe toda a nostalgia e magia de uma geração.

O evento que foi realizado em parceria com a TV Cultura, reproduziu um pedacinho do Castelo que encantou as crianças da década de 90.

Desde a entrada com o icônico Porteiro, até o quarto do Nino que foi o sonho de consumo da criançada. A mostra trouxe alegria e magia para os visitantes.

A exposição contou com peças originais usadas nas gravações como cenários e figurinos. O público pode ficar pertinho dos personagens que alegram a tarde da garotada que hoje já está na vida adulta.

 

Cursos no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo também é um lugar para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos através de cursos e outras experiências de aprendizado. Ele conta com uma programação de oficinas e workshops exclusivos, para todos os amantes de cultura. Desde contos de histórias, até fotografia e cinema, o espaço apresenta uma grade de cursos variada, justamente para atender aos mais diferentes tipos de público.

Atualmente os destaques ficam por conta do curso de ator e o de troca de memórias. O curso de ator é super concorrido e aborda a relação do profissional com a câmera. O de memórias também é bem bacana, ele lhe ensina a contar histórias.

 

MIS: O Maior Acervo Cultural de SP

Você gostaria de ver atrações únicas e de conhecer um acervo audiovisual gigantesco? O MIS é o lugar certo! Nele, você terá acesso a uma programação única e diferenciada, com grandes eventos culturais.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo fica localizado na Avenida Europa, 158, no Jd. Europa.

O valor do ingresso depende da exposição ou atividade. Para conferir basta acessar o site do MIS.

Roberto Figueiredo

Consultor especialista em produtos de luxo como aviões, helicópteros, carros ou iates, e corretor de imóveis de alto padrão na cidade de São Paulo. Ofereço um serviço único para quem tem interesse em produtos exclusivos.