Parque do Ibirapuera - Passeio de bike
Roberto Figueiredo

Cenário perfeito para fazer aquela caminhada matinal, passear com o seu pet ou tirar aquelas selfs para postar em todas as suas redes sociais. Possuindo cerca de 390 acres, o Parque Ibirapuera é o maior parque urbano da América Latina. No ano de 2017, recebeu aproximadamente 15 milhões de visitantes.

Uma coisa é certa: Sempre há algo para fazer no Parque Ibirapuera. Confira abaixo.

 

Atrações do Parque Ibirapuera

Com o projeto arquitetônico sob o comando de Oscar Niemeyer e toda a parte de paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, o Parque Ibirapuera foi inaugurado ao público no ano de 1954. Com os seus 390 acres, é o maior parque urbano da América Latina, conquistando os corações de todos os paulistanos. Além de todos os atrativos naturais encontrados no parque como exemplares de pica paus, bem-te-vi, sabias, e plantas nativas e ornamentais, há várias atrações aos visitantes como: o Museu de Arte Moderna, o planetário, Museu de Arte Contemporânea, pavilhão japonês, ciclovias, trilhas, playground, quadras para a prática de diversos esportes, e muito mais. O Parque Ibirapuera é o local perfeito para ir com toda a família no final de semana.

 

Museu de Arte Moderna – MAM

Fruto da grande efervescência cultural que ocorria no Brasil na década de 40, Francisco Matarazzo Sobrinho, no ano de 1948, fundou o MAM-SP, totalmente inspirado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Hoje seu acervo conta com mais de 4 mil obras, geradas pelos maiores expoentes da arte moderna brasileira, como: Tarsila do Amaral, Ismael Nery, John Graz, além de vários artistas de todas as Américas.  O museu dispõe de outras atividades além das famosas exposições, como cursos, espetáculos de danças, palestras, performances, seminários e vídeos. Aos domingos, o museu prepara atividades ao ar livre para todos os públicos. Todos os acessos ao MAM e as suas atividades são livres de barreiras, o museu é um exemplo de acessibilidade no país.

Para mais informações acesse o site: http://mam.org.br/

 

Jardim de Esculturas

Parque Ibirapuera - Jardim de Esculturas
O Jardim das Esculturas é um espaço de 6.000 m² a céu aberto no Parque Ibirapuera.

Roberto Burle Marx, assinou todo o paisagismo do Parque Ibirapuera, o que garantiu grande destaque e notoriedade internacional ao parque. Integrando e agregando ainda mais valor a essa obra criada por ele, o jardim das esculturas é um espaço de 6.000 m² a céu aberto entre o pavilhão do MAM, da Bienal e da OCA, onde estão reunidas cerca de 30 obras de artistas brasileiros da segunda metade do século 20, como, Amélia Toledo, Carlos Fajardo, e Emanoel de Araújo. É o principal acervo a céu aberto do Brasil, não tem como não visitar esse pedaço do parque.

 

Pavilhão Japonês

No ano de 1954, a cidade de São Paulo comemorava o seu quarto centenário e em meio as diversas comemorações, a comunidade japonesa presenteou a cidade com esse complexo. O pavilhão japonês é um espaço inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, localizado dentro do Parque Ibirapuera. Utilizando uma área total de 7.500 m², o local abre as portas para uma pequena demonstração da memória japonesa, através da sua arte, representada na cerâmica, vestes de guerreiros e instrumentos típicos da cultura japonesa, que tem na capital paulistana a maior colônia japonesa fora do Japão.  Na parte de trás do pavilhão, há um lago com carpas, onde é possível alimentá-las com ração própria entregue pelos funcionários do local. O espaço como um todo te proporciona agradáveis momentos de reflexão e harmonia. Uma ótima dica para relaxar depois de ter praticado atividades físicas no parque.

Para mais informações acesse o site: http://www.bunkyo.org.br/

 

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC SP

Atendendo ao principal objetivo da Universidade de São Paulo, que é a busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade, o MAC é apontado como maior centro de referência da arte contemporânea brasileira e internacional no país. Criado e integrado a Universidade de São Paulo no ano de 1963, o museu está instalado em um pavilhão arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera. Hoje possui um rico acervo com mais de 10 mil obras, destacando artistas como:  Joan Miró, Modigliani, Pablo Picasso, Kandinsky, Anita Mafaltti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lygia Clark e Alfredo Volpi, além de uma esplendida coleção de arte italiana do século XX.

Para mais informações acesse o site: www.mac.usp.br/mac

 

Museu Afro Brasil

Parque Ibirapuera - Museu Afro Brasil
O acervo do Museu Afro Brasil impressiona pela quantidade e organização das peças em exposição.

Inaugurado no ano de 2004, o Museu Afro Brasil fica localizado no Parque Ibirapuera e tem o compromisso de destacar a concepção africana na formação da identidade, memória e cultura brasileira, fazendo uma releitura da história sob a perspectiva do olhar negro. Seu rico acervo é formado por mais de 4 mil obras todas pertencente a temática do negro.

Para mais informações acesse o site: http://www.museuafrobrasil.org.br

 

Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Projetado por Oscar Niemeyer, o auditório só veio a ser inaugurado no ano de 2005 no Parque Ibirapuera. Seu espaço é totalmente voltado para as artes musicais, possuindo um auditório com capacidade para mais de 800 lugares, um palco reversível que possibilita apresentações ao ar livre e uma escola de música, que hoje ensina 170 jovens. O Auditório- Oscar Niemeyer, além de ceder espaço para novos talentos musicais, tem como objetivo principal, promover o encontro de diferentes expressões artísticas nacionais e internacionais.

Para mais informações acesse o site: http://www.auditorioibirapuera.com.br/

 

Planetário Professor Aristóteles Orsini

Parque Ibirapuera - Planetário
Outubro Rosa no Planetário do Parque Ibirapuera!

Também conhecido como planetário do Ibirapuera, foi inaugurado no ano de 1957, sendo o primeiro planetário do Brasil. Tendo como objetivo principal fazer todos os seus visitantes refletirem para as questões do universo, o planetário passou por grandes reformas de restruturação e modernização e voltou a ser aberto ao público somente no ano 2016. O seu espaço foi tombado pelo patrimônio histórico do estado de São Paulo e hoje, o planetário é um polo fundamental para a educação, cultura e lazer da cidade.

Para mais informações acesse o site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia

 

Resumindo, um passeio ao Parque Ibirapuera vai além da prática de esportes, é um passeio cultural onde você tem a oportunidade de adquirir conhecimento ao mesmo tempo que relaxa em meio a cidade de São Paulo. Já imaginou morar pertinho daqui?

Roberto Figueiredo

Consultor especialista em produtos de luxo como aviões, helicópteros, carros ou iates, e corretor de imóveis de alto padrão na cidade de São Paulo. Ofereço um serviço único para quem tem interesse em produtos exclusivos.

Moema: É Qualidade de Vida em plena São Paulo!
09 maio
Dicas de Moema

Moema: É Qualidade de Vida em plena São Paulo!

Canário, Bem-te-vi, Rouxinol, Jurema, Iraí e Tuim. O que esses nomes indígenas e de pássaros tem em comum? São todos […]

leia mais