Moema - Chez Vous
Roberto Figueiredo

Canário, Bem-te-vi, Rouxinol, Jurema, Iraí e Tuim. O que esses nomes indígenas e de pássaros tem em comum? São todos nomes de ruas e avenidas que batizam uma das regiões mais nobres da capital Paulistana: Moema. Pode até soar estranho para quem não está familiarizado com Moema, mas é muito comum os moradores locais fazerem uma divisão da região em Moema Índios ou Moema Pássaros, por conta da quantidade de ruas que homenageiam a cultura indígena e as belas aves brasileiras. A propósito, a origem do nome da região é indígena.

Segundo o clássico poema da literatura brasileira – Caramuru, do Frei José de Santa Rita Durão, Moema era a protagonista desse drama de amor e rejeição, que cuja a sua história ficou eternizado no filme “Caramuru – a invenção do Brasil”.

Desde o seu surgimento até os dias atuais, Moema se posicionou como uma região de grande importância para a capital de São Paulo, possuindo um dos melhores IDH do país.

Saiba por quê Moema é um dos melhores lugares para se morar em São Paulo.

 

O Comércio de Moema

Moema - Shopping Ibirapuera - Oak Berry
O melhor Açai do Shopping Ibirapuera é na Oak Berry!

Moema conta com um forte comércio que vai desde grandes shoppings, como o Shopping Ibirapuera que permitiu uma maior valorização ao bairro, além de escolas, supermercados, academias, farmácias, feiras, concessionárias, outlets, contando ainda todas aquelas marcas famosas que amamos.

Vou deixar aqui uma dica importante para você aproveitar bem o passeio no Shopping.

Passe no quiosque da Oak Berry e compre um açaí lá. Tenho certeza que será o melhor açaí que você irá comer. É um açaí natural que você pode adoçar com mel orgânico. Passa lá e depois comenta aqui o que achou, tudo bem?

Uma curiosidade sobre o comércio local: todo final de ano, a rua Normandia faz uma decoração de natal muito bonita, que encanta adultos e principalmente as crianças. Este acontecimento atrai cerca de 300 mil visitantes, virando um dos roteiros mais visitados nas festas de final de ano em São Paulo. Outro ponto que chama a atenção, são as fachadas das lojas com o estilo europeu que ficam iluminadas, assim como as árvores, dando ainda mais magia para a festa de Natal.

 

Gastronomia que Agrada Todo o Mundo

Ficou curioso para saber onde fica aquele local da foto no topo do artigo? Aquele é o Chez Vous, uma casa gastronômica de origem belga, com clássicos da culinária da Bélgica e Europa. É uma casa dos anos 1940 toda restaurada e modernizada, o restaurante fica no coração de Moema e vale a pena a visita.

Assim como o Chez Vous, Moema conta com uma variedade incrível para quem procura por uma alimentação saudável, incrível e ainda com um preço acessível. São várias opções para você curtir com os amigos enquanto pode saborear alguns quitutes incríveis.

 

Transporte e Mobilidade em Moema

Moema - BikeSampa Itaú
Novas bicicletas da Bike Sampa.

Um dos pontos mais fortes e decisivos para fazer de Moema a região perfeita para se morar é a farta oferta de transporte público que o bairro oferece. Sua malha rodoviária bem estruturada nos garante acesso aos principais pontos da cidade. Recentemente foi inaugurada a estação de metrô Moema para atender a região, o que proporciona um transporte mais rápido e cômodo, escapando dos caóticos trânsitos da região central.

Para quem opta em fazer escolhas mais sustentáveis, toda a região é abastecida de pontos da bikeSampa, hoje, disponibilizadas pelo banco Itaú, uma preocupação com o meio ambiente que o futuro agradece. E não posso deixar de fora dessa lista um dado muito importante, o bairro também está bem próximo ao aeroporto de Congonhas, este com mais de 600 pousos e decolagens por dia.

 

O seu Lazer em Moema

É no bairro de Moema que se localiza um dos mais importantes cartões postais da cidade de São Paulo, o parque do Ibirapuera. No ano de 2017, ele recebeu aproximadamente 14 milhões de visitas, sendo o parque urbano mais visitado da América Latina e um dos lugares públicos mais fotografado no mundo. Com seus jardins projetado por Burle Marx e a arquitetura dos pavilhões assinado por Oscar Niemeyer, o parque é tombado pelo patrimônio cultural do Estado de São Paulo.

Há diversos atrativos no parque, como os passeios de cunho cultural e educativos, além de práticas de esporte ao ar livre. É necessário um artigo inteiro para tentar abordar um pouco sobre essa grandiosidade e beleza que é o parque do Ibirapuera.

Moema - Parque do Ibirapuera
Com seus jardins projetado por Burle Marx e a arquitetura dos pavilhões assinado por Oscar Niemeyer, o Parque do Ibirapuera é tombado pelo patrimônio cultural do Estado de São Paulo.

Com várias pracinhas e áreas verdes espalhadas por toda Moema. Uma das praças de grande destaque é a praça Nossa Senhora Aparecida, que recebe este nome por causa da paróquia lá localizada. Nesta mesma praça, acontece a feira de artes mais famosa de Moema, sempre na quarta, sexta e domingo. O evento é ótimo para adquirir artesanatos e saborear vários quitutes.

 

Em Moema tem Vida Noturna

Assim como em alguns bairros de São Paulo, Moema possui muito comércio 24 horas, principalmente bares, restaurantes e pubs. A vida noturna do bairro é bem agitada, pois em Moema se encontra alguns dos melhores lugares para se divertir e comer na capital. Algumas ruas nos finais de semana fecham e se transformam em verdadeiros food parks, regados de cerveja e hambúrgueres artesanais. Também não pode deixar de fora as casas de shows da região, onde abrigam diversos ritmos e se tornam lares para artistas que estão começando suas carreias ou para os que já são consagrados por todo o país.

 

Sem dúvida hoje Moema é um bairro completo, perfeito para se viver. Todos que residem no bairro, são apaixonados pela região. Também não é difícil se encantar.

Te convido a fazer uma caminha por suas ruas planas, arborizadas e ouvir o canto dos pássaros pela manhã. Tomar um belo café em uma das várias padarias que o bairro tem, fazer um passeio de bike e se deliciar com a leitura de um bom livro em alguma de suas praças.

Tenho a total certeza que você também irá querer ter essa melhor qualidade de vida.

Roberto Figueiredo

Consultor especialista em produtos de luxo como aviões, helicópteros, carros ou iates, e corretor de imóveis de alto padrão na cidade de São Paulo. Ofereço um serviço único para quem tem interesse em produtos exclusivos.

Parque do Ibirapuera: Passeio Obrigatório para Quem Vive em São Paulo
16 maio
Dicas de Moema

Parque do Ibirapuera: Passeio Obrigatório para Quem Vive em São Paulo

Cenário perfeito para fazer aquela caminhada matinal, passear com o seu pet ou tirar aquelas selfs para postar em todas […]

leia mais